terça-feira, 2 de setembro de 2008

A ARTE DE OTONI MESQUITA










Nasceu no município de Autazes (AM) em 1953. Desde cedo começou a desenhar. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM e em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Participou de cursos de artes plásticas na Pinacoteca do Estado do Amazonas com os artistas Manoel Borges e Van Pereira, em 1975, e freqüentou cursos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Expôs em várias exposições coletivas e individuais: II Salão Aberto de Arte no Atlético Rio Negro Clube (Manaus, 1977); II Salão Universitário de Artes Plásticas no Teatro Amazonas (Manaus, 1979); "Nostalgia" no Teatro Amazonas (Manaus, 1983); "Gravadores do Amazonas " na Galeria Afrânio de Castro (Manaus, 1984); "Aquarelas " na Galeria Afrânio de Castro (Manaus, 1985); e participou de concursos como o da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, no qual conquistou o 3º Lugar.
Além de pintar e desenhar, Otoni escreve, e já ganhou um concurso de contos promovido pelo Serviço Social do Comércio - SESC, outras vezes, costuma colaborar com jornais locais, um de seus trabalhos de maior sucesso, por exemplo, foi à ilustração do livro "Água Barrenta" , de Plínio Valério. Não segue nenhuma escola ou linha específica, trabalha com a espontaneidade. Seus trabalhos são voltados para as temáticas sociais e ecológicas.
" Já nem me lembro quando foi que fiz o meu primeiro desenho, pois faço isso desde criança, fica difícil lembrar. Despertei muito cedo para as artes. Eu usava a arte para me distanciar das pessoas, era mais uma fuga, a minha vida se reduzia àqueles desenhos e eu sentia pejo em mostrá-los. Em 75 eu fiz o curso da Pinacoteca (...), de forma que aprendi a dar valor aos meus desenhos, fiquei mais consciente do que estava fazendo. Cheguei até a participar de uma coletiva. " Otoni Mesquita

2 comentários:

Unknown disse...

Achei vc!Tudo bem?Estava procurando
seu email,queria te enviar uma mensagem e te achei.Bacana,né?qual
se email?abs,claudinha

Anônimo disse...

Otoni, gostaria de entrar em contato com voce. Entrei em contato com marcia no Rio mas ela não tem seu telefone. Tenho um blog:
http://basicregisters.blogspot.com por favor deixe uma mensagem para mim. Quero fazer uma matéria com você. Voltei para o Brasil definivamente. Monica de São Paulo