terça-feira, 1 de junho de 2010

ETERNA BERNA






Bernadete Andrade, Natural de Barreirinha (AM), terra do poeta Thiago de Mello, Bernadete Andrade teve o primeiro contato com a arte quando ingressou na Escola Técnica Federal, através do professor de desenho Moacir Andrade, no curso de Edificações.
Passou a estudar desenho artístico na Pinacoteca de Manaus (Biblioteca Pública) com os mestres Álvaro Páscoa e Manoel Borges. Cursou licenciatura, em Educação Artística, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.
Em Manaus passou a produzir e a conviver, na pinacoteca, com os artistas Van Pereira, Auxiliadora Zuazo, Otoni Mesquita, Jair Jacqmont, Arnaldo Garcez e Sérgio Cardoso entre outros.
Ingressou no curso de filosofia da Universidade do Amazonas e, ao concluir, foi para o Rio de janeiro fazer bacharelado em pintura na escola de Belas Artes. Em 1988, assumiu a cadeira de História da Arte do curso de Educação Artística, na UFAM. Em 2004, assumiu a superintendência regional do IPHAN. Implementou o programa Brasil Patrimônio Cultural, que fez o levantamento de sítios e coleções arqueológicas no Médio Amazonas, alvo do tráfico de material arqueológico.
Exposição
“Caminhos” é exposição que tem como curador o também artista plástico e diretor teatral e cinematográfico, Oscar Ramos, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. A inauguração, nesta sexta, é somente para convidados.
O público poderá conferir “Caminhos” a partir de sábado (27/02), até o dia 24 de abril, na sala de exposição 2 da Galeria do Largo, que funciona de terça a sábado, das 17h às 21h. No total, a coleção conta com 40 obras, com diferentes técnicas.
Nas obras de Berna, como era conhecida, observa-se um profundo grafismo indígena e também apresenta um forte apelo na trajetória da cidade de Manaus. “Berna resgata em suas telas a história soterrada dos povos tradicionais da Amazônia. Ela também imprime espiritualmente o cenário interiorano de onde nasceu. Há outras obras em que mostra a arquitetura e a história sociopolítico e cultural de Manaus”, explica Magela Andrade, irmã da artista e pró-reitora da Ufam.
Bernadete Andrade inovou quanto à forma de criar. Desenvolveu técnicas de misturar cores com diferentes argilas encontradas na estrada rodovia AM-010. O resultado disso são combinações únicas, vistas exclusivamente em suas obras, e que carregam em si uma matéria prima bem amazônica.
“O trabalho de Berna sempre foi voltado para nossa região. Era uma artista que valorizava muito esta terra. Nós da família devíamos essa exposição a ela. Antes de seu falecimento já estava tudo programando para abrirmos uma exposição em 2007. Agora vamos poder realizar isso. Colocar em evidência o trabalho de quem fez muito pela história dessa cidade”, diz Magela.

Nenhum comentário: