segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MEU AMIGO SÓCRATES!



O rapaz ao lado do artista TURENKO BEÇA,o Senhor SÓCRATES, é o responsável pelo corte do Tucano realizado pelo artista para o Manauara Shopping. A peça que pesa 1.384 kilos apenas foi realizada, porque contou com o apoio total da CARBOQUÍMICA DA AMAZÔNIA e de todo seu pessoal.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mini-encontro Overmundo Open business e Inovações colaborativas na Saraiva Megastore




Uma análise sobre a política cultural de Manaus e o mapeamento de negócios abertos (open business) em cultura na América Latina são os temas centrais da edição amazonense do Mini-Encontro Overmundo, que será realizado no próximo dia 4, sábado, a partir das 14h, na Saraiva Megastore do Manauara Shopping. O evento é gratuito.

A jornalista carioca e mestre em Comunicação pela Univesidade Federal Fluminense (UFF), Olívia Bandeira, apresenta o mapeamento das experiências em Open business na América Latina realizado pelo Instituto Overmundo. Entende-se por Open business (negócio aberto) os modelos inovadores de negócio na área cultural criados principalmente nas periferias, para produção, distribuição e consumo dos seus produtos utilizando novas tecnologias e a flexibilização do uso dos Direitos Autorais para possibilitar o compartilhamento livre dos conteúdos.


Na palestra “Cultura e Tecnologia – Modelos de negócios abertos”, a jornalista vai mostrar vários cases ao público, incluindo como se constituiu a rede de negócios do tecnobrega de Belém do Pará, uma indústria musical consolidada que utiliza a rede informal de camelôs para a venda de suas músicas. “O ideal é a partir dos exemplos, estimular o debate e a compreensão dessas profundas transformações que estamos vivenciando a partir do modo de produção, circulação e consumo de cultura”, comenta a jornalista, que coloca as novas tecnologias de informação e comunicação no centro destas transformações.

Outra convidada, a cientista social e mestranda em Sociologia pela UFAM, Rila Arruda, vai apresentar uma análise sobre os investimentos do poder público local na área da cultura nos últimos 13 anos no estado do Amazonas, confrontando as perspectivas da relação entre o poder público e artistas locais, na medida em que determinadas áreas artísticas tendem a receber maior volume de recursos em detrimento de outras. O artigo “A política cultural no Amazonas (1997-2007): uma sociologia dos artistas e dos gestores culturais”, recebeu Menção Honrosa do prêmio Sociólogos do Futuro durante o 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), realizado em maio deste ano, na UFRJ.

O evento é direcionado para produtores culturais, profissionais e estudantes da área de comunicação. Participam ainda do evento realizadores de eventos independentes como Toca Rock e integrantes de coletivos culturais do Amazonas como Coletivo Cuia e Coletivo Difusão que realizaram o evento de música e artes integradas “Até o Tucupi”, no último dia 20, trocando experiências e expertises.

OFICINA



O Mini-Encontro de Cultura Overmundo inicia às 14h30 com a oficina “Aquarelas de Turenko”, onde o artista plástico Turenko Beça vai ensinar a técnica de pintura em camisetas a partir da parceria com a grife independente Santa Cris, da estilista e jornalista Cristiane Batista. A parceria que junta obras de Turenko com a aplicação em roupas pela estilista, vai apresentar em primeira-mão algumas peças da nova coleção Monumentos, feitas a partir da aplicação de imagens fotograficas de monumentos de Manaus do fotografo Abrahim Base que foram tranformadas em desenhos estampados em camisetas brancas. E para finalizar sofreram interferências do artista plástico Turenko Beça. Na oficina, Turenko vai estimular que cada participante personalize sua camisa com as técnicas adquiridas na oficina. Os dez primeiros participantes a chegar recebem um kit gratuitamente com camisa e canetas de tinta, quem quiser participar, pode adquirir o kit separadamente por R$40 reais. O acesso a todo o Mini-encontro Overmundo, inclusive para que quiser apenas assistir à oficina é gratuito.



O evento será encerrado com show do Duetos Amazônicos, com show acústico de toadas em inglês, francês e espanhol na voz das cantoras Julieta Câmara e Anna Ribeiro. O Mini-Encontro Overmundo é uma realização da rede de oficinas do OvermundoLab, do Instituto Sociocultural Overmundo, em parceria com a Saraiva Megastore. O OvermundoLab conta com um site que abriga debates e reflexões sobre cultura digital e temas congêneres, além de agregar referências bibliográfica por meio do Prêmio de Mídia Livre, concedido pelo Ministério da Cultura.


PROGRAMAÇÃO

14h30 Workshop – Aquarelas de Turenko
Oficineiro - Turenko Beça

16h Apresentação – Política Cultural no Estado do Amazonas
Palestrante: Rila Arruda

16h30 Espaço Coletivos
Convidados: Coletivo Cuia / Coletivo Difusão / Evento Toca Rock

17h15 Apresentação – Openbusiness
Palestrante: Olívia Bandeira de Melo - Jornalista e mestre em Comunicação/UFF

18h Debate

18h40 Poquet-show - Duetos Amazônicos

20h Encerramento